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Unemat promove fórum de discussão sobre o Ensino a Distância
Unemat promove fórum de discussão sobre o Ensino a Distância
02/12/2003 00:06:33
por Coordenadoria de Comunicação Social

A situação atual e as perspectivas do ensino a distância no Brasil e no Centro-Oeste, bem como a atuação da UniRede, Universidade Virtual Pública do Brasil, foi foco de discussões no sábado, 25, em Cáceres, durante último dia de atividade do Encontro Regional de Ensino A Distância.

Promovido pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat por meio da Divisão de Ensino a Distância o evento reuniu representantes de instituições de ensino superior de todos os estados do Centro-oeste onde são fomentadas propostas e ações voltadas à Educação a Distância, constituindo-se, segundo a coordenação, em um espaço de troca de experiências e de discussão sobre a consolidação desta modalidade de ensino na região.

Com base na temática “Ensino a Distância e a Realidade Sócio-Econômico-Cultural no Centro-Oeste Brasileiro”, conferencistas e participantes expuseram nos três dias do evento, as experiências vivenciadas em suas universidades, pontuando os desafios e propostas para a construção e indicativo de novos rumos para a educação a distância.

“Eu estou aqui colhendo informações e aprendendo com outras instituições como está se processando o ensino a distancia, tendo em vista que na nossa universidade estamos num processo inicial de discussão”, conta Regina Faria, representante da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS.

Palestras com a coordenadora de gestão e comunicação da UniRede (Universidade Virtual Pública do Brasil) e decana da Universidade de Brasília, Unb, Dóris Santos de Faria e pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Goiás, UFG, Ana Luiza Lima Souza marcaram o último dia do evento.

Norteada por questionamentos sobre o modelo de educação e de universidade que vem se desenhando no Brasil, Dóris apontou dados que indicam como grande desafio do país no século XXI, democratizar o acesso a educação superior, aumentando a oferta no setor público, tendo em vista que apenas 9 % do s jovens estão na universidade, sendo 75% matriculados no setor privado. Ainda levantando questões sobre o modelo de educação e de universidade que se pretende construir a professora abordou A situação do Ensino a Distância (EaD) no Brasil e desafios e conquistas na região Centro-Oeste face as condições sócio-econômica e cultural da região. Ela pontuou informações sobre os consórcios de cooperações entre universidades como a UniRede que reúne 70 instituições de ensino superior e a quem a Unemat é consorciada juntamente com outras 6 universidades do Centro-Oeste que formam a Universidade Virtual do Centro-Oeste, Univir-CO.

Fortalecendo as discussões sobre o Papel da UniRede como Parceira na Construção de Novas Propostas Para o Ensino Virtual a coordenadora da Univir-CO, professora Ana Luiza, pontuou a importância do trabalho em rede de cooperação para que as instituições consigam suprir as deficiências e avançar na Educação a Distância. Segundo ela a questão de recursos e financiamentos é um dos grandes desafios que a UniRede tem encontrado, tendo em vista que os investimentos de recursos públicos em Educação a Distância estão voltados para o ensino fundamental e médio.

“O ensino superior não tem recebido nenhum incentivo e estímulo e quando recebe é em formato de editais que só fomenta a competição entre nós”, desabafa Luiza. Ela indica como alternativa, em particular para o Centro-Oeste, o trabalho na UniRede a partir de seus consórcios regionais buscando apoio dos governos dos estados para o fomento da Educação a Distância e fortalecendo as ações conjuntas entre as instituições.

“O alento que estou conseguindo enxergar é que agente se fortaleça entre nós. Temos muita competência estabelecida no Centro - Oeste e condições de fazer muito e fazer bem feito, mas para isso é preciso unir forças, criando esse espírito de cooperação”, enfatiza Luiza

Mitos e Realidade

Abordando a Educação a Distância com base em Desenvolvimento, Mitos e Realidade, o professor da UFMT, Oreste Preti contestou a associação que é feita entre Novas Tecnologias, Educação a Distância e Renovação Pedagógica. Ele destaca que as novas tecnologias não garante por se só o produto de qualidade e nem é tão acessível a grande parte da população tendo no entanto, se configurado no mito, construído através da mídia, de conhecimento acessível,e da utilização dos recursos tecnológicos como diferencial para a qualidade do Ensino a Distância . “ O que faz diferença no Ensino a Distância é o projeto pedagógico do curso, que deve está fundamentado com base na realidade local”, afirma Preti.

Pioneirismo

Pontuando experiências desenvolvidas no Mato Grosso em EaD, Preti elencou a ação pioneira da Unemat na oferta de ensino superior a distância que em iniciativa conjunta com a UFMT, Secretaria de Estado de Educação e prefeituras municipais, iniciou em 1995, o Curso de Licenciatura Plena em Educação Básica de 1ª a 4ª, resultando na primeira experiência brasileira em graduação a distância. Atualmente o curso atende 814 acadêmicos nos pólos da Unemat em Jauru e Nova Xavantina.

“ Essa experiência é referência nacional dada pelo MEC e por instituições públicas de outros estados como Maranhão, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, que fizeram parceria com o nosso projeto, utilizando o mesmo formato do curso e o mesmo material”, afirma Preti.

Outras vivências

Configurando-se em fórum de debates e interação o encontro que reuniu representantes da UFG,UEMS, UFMS,Unb, UFMT e Unemat contou com a contribuição de participantes de outras regiões do país, como o doutor Jõao Cândido Dovicchi, da Universidade Federal de Uberaba, UFU que pontuou as novas perspectivas do Ensino a distância diante do avanço das Tecnologias da Informação .

A socialização da experiência da Universidade de Brasília com a Educação Continuada a Distância também ganhou destaque no evento, com a participação da professora da Instituição Rosangela Barz que apontou como novo paradigma o aprendizado ao longo da vida.

Outras colaborações foram dadas pelos representantes do MEC, Carmem Moreira de Castro Neves e Rubens de Oliveira Martins que participaram da abertura do evento dialogando sobre as Políticas Públicas em EaD na Visão do Governo Federal e o Cenário Atual das Políticas de EaD para Cursos Superiores.

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